acabamento econômico

economic finish

Achei no site do Alex F. Pereira, barcomania, uma descrição do engenheiro Carlos Neckel de como se faz pintura sobre casco laminado. O interessante é que ele descreve também um processo alternativo de laminação, usando resina poliéster isoftálica ao invés da cara resina epóxi.

Na primeira camada devemos usar a resina bem diluída com monômero de estireno para impregnar melhor na madeira. Usa-se até 30% de estireno na resina pré acelerada. Apesar da resina poliéster não aderir muito bem à madeira, ao se contrair ligeiramente acaba por se agarrar firmemente ao barco. Se for intercalar manta e tecido, comece e acabe com a manta.

O segundo passo é lixar o laminado, quando este já estiver bem curado, para remover as imperfeições maiores. Use lixa para madeira com granulometria de 16 a 40.

O passo seguinte é corrigir as falhas com massa plástica leve (resina isoftálica + microesferas + um pouco de aerosil). Para aplicar a massa use desempenadeira de aço flexível ou espátula de plástico, mas sempre misture pequenas quantidades para evitar perdas de material. Após 'esticar' a massa você pode passar uma serrinha com dentes bem pequenos (menor que 2mm) para criar sulcos que facilitarão o desbaste posterior com lixa (40 a 80). Pode-se usar um contraste (álcool + anilina) para reconhecer as depressões, não sendo necessário remover este contraste antes da correção com a massa. Ao passar a lixa, os pontos aonde o contraste não for removido significam depressões e devem ser reparados.

Finalmente pode-se selar e impermeabilizar o casco com resina epóxi, se achar interessante.

A etapa seguinte é a pintura, que pode ser com gelcoat isoftálico pigmentado diretamente sobre a massa plástica, ou com tinta específica, após aplicação de primer de aderência.

No texto há também o relato de um dingue que foi pintado somente com selador acrílico sobre a madeira e depois com tinta acrílica à base de água, e que se encontra em perfeito estado de conservação após 2 anos de uso intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário por favor