inflável à vela

inflatable sailboat

Tudo começou quando pensei em qual seria a maneira mais rápida e fácil de construir um pequeno veleiro, funcional e compacto. Inspirado pelo AquaGlide Multisport, um interessante projeto de barco 4 em 1, e pela proposta do Júlio Enzo de barco inflável à vela, acabei me lembrando do meu colchão inflável de acampamento... [putz]

Então juntei as peças e construí o brinquedo em pouco mais de 3 horas. Já tinha um mastro de alumínio perfeito que é o que sobrou de uma antena PX. Comprei canos e conexões de PVC, cola, 5m de uma cordinha de seda e lona plástica para a primeira vela; total = R$48,40. Montei tudo, exceto a bolina, e fui para a represa sabendo que poderia dar tudo errado. No primeiro teste fiquei surpreso que, mesmo com pouquíssimo vento, a plataforma inflável deslizou pela água a favor do vento, deliciosamente. Mas, a contra vento, nada que eu fizesse me trazia de volta ao ponto de partida.

O passo seguinte foi, obviamente, tentar corrigir a falha anterior. Como fiz com o leme, cortei outro pedaço de uma placa de acrílico e instalei no cano de PVC que já havia deixado propositadamente para esta finalidade, pois atravessa longitudinalmente a parte de baixo do inflável. Reforcei a emenda com fibra de vidro, o que ajudou a manter a vedação do cano de PVC [embora a resina poliéster não seja totalmente impermeável].

Voltei com a plataforma à represa e já senti melhoras significativas na navegação, embora ache que tanto bolina quanto leme devam ser aumentados. Mas agora consigo ir e voltar dentro da pequena represa aqui no fundo do quintal (video), mas o limite físico e a falta de vento me obrigarão a tomar uma atitude mais enérgica, conforme verá na próxima postagem do meu primeiro nanoVELEIRO funcional.

2 comentários:

  1. É isso aí Cássio, ficou mais louco que o meu barco inflável a vela, como sugestão, para você impedir que a água entre nos canos de PVC, especialmente os do fundo, você pode preenchê-los com poliuretano expansível.

    ResponderExcluir
  2. VLW pela dica Júlio. Inflável à vela é bem interessante pela portabilidade, mas a performance é mesmo baixa como você comentou no seu blog. Para quem quer começar a aprender e não quer gastar tanto recomendo.

    ResponderExcluir

Faça um comentário por favor